A Associação Cristã Santa Clara – ACSC – incorporou as atividades sociais já realizadas nas dependências da Área Pastoral Jesus Bom Pastor, localizada na Cidade Estrutural – DF, e desenvolveu um projeto audacioso: a construção de um prédio de dois andares que pudesse abrigar, numa verdadeira simbiose, a Capela Santa Luzia!
Em outras palavras, a Capela Santa Luzia é uma expansão do trabalho realizado na Área Pastoral Jesus Bom Pastor que busca a evangelização de crianças e adultos através da Catequese e Celebração dos Sacramentos.
O Centro Social Santa Clara – CSSC
O Centro Social Santa Clara – CSSC é uma unidade da ACSC (Associação Cristã Santa Clara), no qual pode abrigar gratuitamente, em regime de creche/pré-escola, 216 (duzentas e dezesseis) crianças de 02 (dois) a 05 (cinco) anos incompletos em turno integral. A instituição visa proporcionar melhores condições de vida às crianças e suas famílias, além de projetos de formação profissional e pessoal, de assistência social e de saúde, entre outros atendimentos.
A Capela de Santa Luzia
Com uma estrutura de alvenaria com 1.050 m², em dois pavimentos, o prédio conta com a Capela do Santíssimo, sacristia, salões e salas multiuso, cozinha, banheiros específicos para crianças e adultos, sala de psicomotricidade, consultório/ambulatório, vestiários e refeitório para funcionários, entre outros. A estrutura foi montada a partir da doação de benfeitores e associados colaboradores, além de rendas provenientes de eventos – almoços, rifas e bazares.
A Capela está localizada no Setor Santa Luzia na Cidade Estrutural do Distrito Federal. A construção do prédio se deu em menos de 18 (dezoito) meses!
A Capela Santa Luzia e o Centro Social Santa Clara – CSSC – já realizam suas atividades! Nos finais de tarde e de semana, ocorrem as atividades religiosas e de assistência às famílias da comunidade. Durante a semana, ocorrem as atividades em regime de creche/pré-escola às crianças matriculadas.
No dia 02 de maio de 2017, a creche/pré-escola deu início as suas atividades atendendo 48 crianças. No entanto, a instituição tem capacidade para acolher até 216 (duzentas e dezesseis) crianças e possui 8 (oito) “salas de aula”.
Como Funciona
Atualmente, o Centro Social Santa Clara – CSSC – utiliza apenas 04 (quatro) “salas de aula” e acolhe 108 (cento e oito) crianças com idades de 02 (dois) a 05 (cinco) anos incompletos, priorizando a matrícula de crianças oriundas de famílias carentes após avaliação do Índice de Vulnerabilidade Familiar.
O Índice de Vulnerabilidade Familiar foi criado para promover a seleção, o acompanhamento e a orientação continuada das famílias.
A creche/préescola tem funcionado somente com doações (insumos e espécie) e tem no seu quadro funcional, exclusivamente, moradores locais, exceto gerência. Todos são contratados com base na Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.
O horário de funcionamento da Creche é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, no Setor Santa Luzia da Cidade Estrutural -DF.
Sobre a Instituição
Missão
Resgatar a cidadania e a dignidade humana através da valorização da família com ações que promovam os valores cristãos, a espiritualidade e a inclusão social.
Visão
Ser uma Instituição reconhecida pelo compromisso e excelência na transformação das estruturas de marginalização, por meio de ações para o desenvolvimento da espiritualidade e inclusão social.
Valores
- Promoção e defesa da dignidade da pessoa humana;
- Centralidade e importância da família em vista da pessoa e da sociedade;
- Subsidiariedade como promoção da participação responsável de indivíduos
ou de grupos de entidades na cooperação da melhoria da qualidade de vida
cultural, econômica e social da comunidade local; - Solidariedade como determinação firme e perseverante de se empenhar pelo
bem comum; - Bem Comum e a Justiça Social como normas para a promoção e o
desenvolvimento da vida social; - Caridade como virtude essencial para o nascer e desenvolver os valores da
verdade, da justiça e da liberdade; - Promoção da harmonização e conciliação entre os bens particulares de
indivíduos e grupos no esforço pessoal e coletivo de elevar a condição
humana.
Comentários