Natal Solidário 2020

A Área Pastoral Jesus Bom Pastor e a Associação Cristã Santa Clara uniram esforços para levar solidariedade às famílias carentes da Cidade Estrutural, conduzindo-as a viver a verdadeira alegria do Natal de Nosso Senhor.

A iniciativa contou com a ajuda de diversos colaboradores e voluntários que, desde outubro, arrecadaram brinquedos novos para serem distribuídos neste Natal. O planejamento inicial do Projeto Natal Solidário, conforme desenvolvido em anos anteriores, pretendia proporcionar às crianças da comunidade uma manhã de evangelização e diversão, com apresentação de fantoches, animações e brinquedos infláveis. Contudo, em atenção aos cuidados para não propagação da COVID-19, foi redefinido, de modo a ter apenas a retirada dos presentes, distribuição de lanche para consumir em casa e um breve momento de oração com as famílias. Esta adaptação do planejamento possibilitou a ampliação do público atendido – de 400 crianças, conforme plano inicial, para 600.

 

O Projeto Natal Solidário foi divulgado para a comunidade nas missas dominicais e entre as famílias assistidas da região. As famílias tiveram o período de duas semanas para realizarem um cadastro na Capela Santa Luzia/Centro Social Santa Clara. Dessa forma, cerca de 275 famílias foram inscritas somando 606 crianças contempladas.

Após o cadastro realizado, todos os responsáveis receberam uma ficha que continha a quantidade de crianças na família, o sexo de cada uma como também as faixas de idade: 0 a 3 anos, 4 a 6 anos, 7 a 10 anos e 11 a 15 anos. As fichas foram separadas em seis grades de horário que indicavam o período que o responsável deveria fazer a retirada dos presentes. Essa logística garantiu que não houvesse aglomeração no local.

Assim, na manhã de sábado, 19 de dezembro, na Capela Santa Luzia/Centro Social Santa Clara, foram doados pouco mais de 600 brinquedos e servidos 1.200 pastéis e 1.000 copos de suco.

Essa iniciativa, como tantas outras da Área Pastoral e da Santa Clara, foi possível graças ao apoio de diversos colaboradores que, com generosidade e esmero, doaram seu tempo, recursos, presentes e alimentos para garantir que a solidariedade não ficasse de quarentena!

Uma vez mais, nossa gratidão a todos os envolvidos nesta grande missão de fazer o bem a quem mais necessita!

Comentários