PROJETO ENSINANDO A PESCAR

Projeto Ensinando a Pescar

H I S T Ó R I C O

A Associação Cristã Santa Clara visando fomentar a capacitação de jovens e adultos para o mercado de trabalho e empreendedorismo, desenvolve cursos de capacitação profissional nas áreas de confeitaria,  pizzaria,  panificação, produção de salgados e auxiliar de cozinha, destinada aos moradores da Cidade Estrutural.

A  Santa  Clara,  desde  de  junho  de  2019,  promoveu  o  curso  de  confeitaria básica para 15 formandas, ministrado pelo chefe Paulo Alcântara e, no último trimestre do mesmo ano, o curso de panificação para 32 formandos em parceria com o Senai-DF. Em 2020, por consequência da pandemia do Corona Vírus, os cursos foram suspensos, contudo, no segundo semestre de 2021 retomamos nossas atividades com o Projeto Ensinando a Pescar.

O P R O J E T O

O Ensinando a Pescar é gratuito, presencial e se estrutura em 4 módulos teóricos e práticos e, inicialmente, possui foco no setor de produção de massas artesanais: pastéis, lasanhas e salgados. Assim, temas como manual de boas práticas, técnicas de produção de massas, produção e tipos de recheio, embalagem, armazenamento e estratégias de venda e  precificação  dos produtos, são abordados ao longo de todo o curso.

Alunas observam o funcionamento do maquinário

Alunas observam o funcionamento do maquinário e aprendem o manuseio da massa no cilindro.

A primeira turma do curso em formação é composta por mulheres, mães, atualmente desempregadas e participam dos módulos aos sábados pela manhã na Capela Santa Luzia e Centro Social Santa Clara, local que conta com uma oficina, com estrutura completa para produção de massas.

Alunas acompanham instruções sobre o fechamento dos pastéis e processo de embalagem e vácuo.

Alunas acompanham instruções sobre o fechamento dos pastéis e processo de embalagem e vácuo.

A participação no curso tem gerado muita expectativa nas participantes, além de esperança para melhores condições de vida. Uma das alunas, a sra. Maria Aparecida, mãe de 3 filhos, vende doces e bolos gelados como ambulante nas ruas da Cidade Estrutural para complementar a renda do esposo e, com o curso ela conta:

“quero aprender a fazer salgado, pastel e essas coisas salgadas, porque no tempo frio não estou conseguindo vender meus doces gelados. Se eu conseguir a fazer isso em casa, vou sair para vender café da manhã na rua, porque não quero mais trabalhar para outra pessoa, quero trabalhar para mim e ter tempo de cuidar dos meus filhos. Mais na frente quero sair da rua e montar uma lanchonete.”

Sra. Maria Aparecida embala os pastéis e alunas acompanham elaboração de etiquetas.

Sra. Maria Aparecida embala os pastéis e alunas acompanham elaboração de etiquetas.

P A S T E L   S O L I D Á R I O

O seu apoio é muito importante para nos ajudar a fortalecer, empoderar e transformar vidas, como a desta senhora, Maria Aparecida.

Venha nos conhecer para, juntos, semearmos esperança e solidariedade!

Adquira nossos produtos, entre eles, o nosso Pastel Solidário!

Para encomendas e mais informações entre em contato conosco:

(61) 9 83840014

[email protected]

 

Você também pode nos ajudar compartilhando esta notícia, CLIQUE AQUI! Envie para seus amigos.

Comentários