A Associação Cristã Santa Clara para cumprir sua missão de promover a transformação e a valorização das estruturas sociais, culturais e econômicas da comunidade da Cidade Estrutural, conta com uma multiplicidade de áreas de atuação as quais compõem uma rede de serviços e formações, coordenada e integrada pelo serviço social da entidade.
Assim, os atendimentos realizados por voluntários profissionais nas áreas médica, odontológica, psicológica, nutricional, jurídica, cultural e esportiva, além dos cursos de educação de jovens e adultos, de prevenção de doenças, de capacitação e de promoção de renda, entre outros, serão monitorados e avaliados dentro das metas de ação empreendidas pela ACSC.
Serviço Social
O Serviço Social, inserido no campo de atuação da ACSC, é orientado para subsidiar e auxiliar a administração da instituição na elaboração, execução e avaliação das ações institucionais, entre elas:
- Desenvolver pesquisas junto ao público da instituição, definindo seu perfil de modo a obter dados para a implantação de projetos sociais;
- Identificar, continuamente, necessidades individuais e coletivas, apresentadas pelos segmentos que integram a entidade;
- Realizar seleção socioeconômica às crianças para as vagas disponíveis, a partir de critérios pré-estabelecidos;
- Estender o atendimento social às famílias das crianças atendidas na instituição, intensificando a relação instituição/família, a partir de uma ação integrada de parceria na busca de soluções dos problemas que se apresentarem;
- Fornecer orientação social e fazer encaminhamentos das famílias assistidas aos recursos disponíveis na rede de proteção social existente.
- Realizar a mediação das demais áreas de atuação, possibilitando que as atividades sejam desenvolvidas de forma integrada e em concordância com os objetivos e metas definidos pela entidade.
- Compor a equipe multidisciplinar que envolve as atividades em regime de creche, participando dos conselhos de classe, reunião de pais e mestres, entre outras intervenções que corroboram para a qualidade do processo ensino-aprendizagem das crianças atendidas.
O Serviço Social na Associação Cristã Santa Clara utiliza como instrumentos técnico-operativos: entrevistas, atendimentos individuais e visitas domiciliares, devidamente registradas em relatórios e elaboração de estudo e parecer social, com o intuito de oferecer um acompanhamento continuado às famílias.
Somados a estes instrumentos da atuação profissional do assistente social na ACSC, foi desenvolvido o Índice de Vulnerabilidade Familiar (IVF-ACSC), com o objetivo de selecionar e acompanhar as famílias que serão atendidas pela Associação, com os filhos em regime de creche.
Adaptado à realidade local e aos objetivos da instituição, o IVF-ACSC é composto por questões estruturadas (indicadores) que exploram cinco dimensões importantes do contexto familiar: Perfil e Composição da Família, Renda, Condição do Domicílio, Escolaridade e Saúde. A partir de um cálculo específico dos indicadores e das dimensões estabelecidas, é possível delinear o perfil socioeconômico e mensurar a vulnerabilidade das famílias em cinco níveis: baixa, média, média-alta, alta e muito alta. Assim, o critério de seleção dos alunos, inseridos nas atividades em creche, considera necessariamente as famílias classificadas a partir do nível de vulnerabilidade média-alta.
Além disso, esse instrumento viabiliza um conhecimento abrangente da realidade na qual a instituição está inserida e orienta suas ações sociais para o atendimento familiar integrado, sobretudo, às famílias que estão expostas à um maior nível de vulnerabilidade, considerando a pluralidade das demandas que apresentam.
Desse modo, a partir da promoção da educação, cultura, esporte, formação profissional para geração de emprego e renda, entre outros, o trabalho realizado pela Associação Cristã Santa Clara visa a impulsionar o empoderamento e o fortalecimento das famílias no esforço da transformação social da realidade local.
Educação
A educação deve estar a serviço da formação integral da pessoa humana, na qual esta faça parte de um quadro de relações que compõem uma comunidade viva, interdependente e vinculada ao bem comum, para um renovado humanismo.
A Igreja afirma que a boa educação familiar é a coluna vertebral do humanismo, e dela se propagam os significados de uma educação ao serviço de todo o corpo social, fundada na confiança mútua e na reciprocidade dos deveres. Portanto, as instituições escolares e acadêmicas que pretendam colocar a pessoa no centro da sua missão são chamadas a respeitar a família como a primeira sociedade natural e a pôr-se ao seu lado, numa reta concepção de subsidiariedade.
A Associação Cristã Santa Clara busca oferecer às famílias carentes da Cidade Estrutural duas ações na área da educação: a alfabetização de jovens e adultos com métodos específicos da andragogia e atividades para crianças de 2 a 4 anos de idade, em regime de creche, totalizando, anualmente, o mínimo de 200 (duzentos) dias letivos de efetivo trabalho escolar. É organizada por faixa etária, assim estruturada:
Creche
Maternal I
Para crianças de 02 (dois) anos de idade, completos ou a completar até 31 de março do ano de ingresso.
Maternal II
Para crianças de 03 (três) anos de idade, completos ou a completar até 31 de março do ano de ingresso.
Pré-escola
Jardim I
Para crianças de 04 (quatro) e 05 (cinco) anos de idade, completos ou a completar até 31 de março do ano de ingresso.
O regime de funcionamento é de tempo integral para todas as turmas e o horário escolar diário é de 7h às 17h. A alimentação é de responsabilidade de nutricionistas que montam os cardápios semanalmente. São ofertadas às crianças 05 (cinco) refeições sendo: matutino – café da manhã e lanche (frutas); almoço; vespertino – lanche (frutas) e jantinha.
A Concepção de Educação adotada pela Creche/Pré-Escola da Associação Cristã Santa Clara propõe a formação integral da criança a partir das cinco dimensões do ser humano, quais sejam: Corporal, Psicoafetiva, Intelectiva, Social e Espiritual e se dá por meio de uma educação de qualidade baseada na tríade Educar/Cuidar/Brincar.
No sentido de estruturar a práxis educativa baseada na tríade em questão, e na busca de uma educação que valorize o ser integral, é fundamental a formação espiritual, uma vez que proporciona à criança ver o mundo de diferentes formas e, ao mesmo tempo, a desperta para a convivência, tendo como base o amor a Deus, à família e ao próximo.
Assim, o processo pedagógico é sistematizado pela construção de um tema gerador que norteie a construção da identidade religiosa e o desenvolvimento dos valores e princípios tão imprescindíveis para a vida em família e na coletividade. Para tanto, é utilizado o tema gerador do QUERIGMA personalizado, como princípio de interdisciplinaridade, estabelecendo com eficácia o eixo para o desenvolvimento de uma prática pedagógica coerente com a evangelização e os objetivos de aprendizagem definidos por faixa etária.
QUERIGMA é o anúncio da Boa Nova de Cristo. Literalmente, significa Anúncio, contudo, representa o anúncio do Amor de Deus que nos procura e deseja, mesmo quando o negamos e o desprezamos e que, em Cristo, nos dá a esperança de uma nova vida, de uma vida nova pelo Espírito de Deus, que nos une a Cristo e à comunidade dos filhos de Deus. Em outras palavras, é um percurso que ao longo do caminho nos forma, transforma e nos conduz a Deus.
O QUERIGMA personalizado é composto por nove temas e se utiliza do QUERIGMA DAS CORES, método que respeita os níveis de compreensão da criança, permitindo uma apreensão dos conhecimentos de maneira lúdica e prazerosa. Metodologicamente, é dividido em seis temas, cada qual com sua cor, assim organizados: Amor de Deus – amarelo; Pecado – preto; Cordeiro de Deus – vermelho; Fé e Conversão – verde; Espírito Santo – branco; Comunidade – azul.
Após o percurso com as cores, são acrescentados três temas complementares ao Anúncio da Boa Nova: Maria, Mãe de Deus e da Igreja; Comunhão dos Santos e Liturgia. É aplicado um tema por mês, com definição de recursos didáticos e produto final, de modo que, também, façam parte do trabalho pedagógico, a visita ao Santíssimo, a participação na Santa Missa e o trabalho psicomotor.
A Psicomotricidade, por sua vez, complementa a formação proposta, enquanto fazer pedagógico imprescindível, pois a partir da ação, leva à consciência da unidade de corpo, mente e espírito. Os aspectos importantes a serem trabalhados são o esquema corporal, a lateralidade, a organização espacial e a estruturação temporal, envolvendo, também, as percepções e atividades pré-escritas.
A negligência ou ausência de um trabalho psicomotor eficaz na Educação Infantil pode atingir, desde a coordenação motora grossa e fina, noções de tempo e espaço, chegando à prejuízos no desenvolvimento das competências leitora e escritora e suas implicações futuras. Assim, o jogo e a brincadeira devem ser favorecidos na ação educativa como prevenção das dificuldades provenientes do desenvolvimento inadequado do corpo.
Portanto, as crianças atendidas além de viver e aprender os valores e princípios cristãos, com suas potencialidades desenvolvidas, se tornam propagadoras ou agentes de transformação de suas famílias, e estas, por sua vez, são chamadas a promover uma estreita e ativa colaboração entre a Igreja, a ACSC, os professores, os voluntários e os membros da comunidade da Cidade Estrutural em prol da construção do humanismo solidário.
Atendimento Médico
A ACSC promove, com o auxílio de médicos voluntários, atendimentos em diversas especialidades médicas, aos quartos sábados de cada mês, para a comunidade local.
Exames Laboratoriais
No período de um ano (fevereiro de 2017 a fevereiro de 2018), a Associação Cristã Santa Clara realizou cerca de 80 exames laboratoriais, conforme solicitação médica, para as crianças atendidas em regime de creche. Para as ações de coleta, a Associação contou com a parceria das instituições Exame Imagem e Laboratório (em 2017) e Sabin Medicina Diagnóstica (em 2018).
Atendimento Psicológico
Há uma grande demanda por atendimentos psicológicos, e em mesma proporção, a dificuldade da comunidade local em acessar esse tipo de especialidade nos aparelhos públicos. Diante dessa realidade, a ACSC, desde 2014, com o apoio de três psicólogos voluntários, oferece, aos sábados, atendimento à população carente.
Atendimento Odontológico
Há uma grande carência de atendimento odontológico aos moradores da Cidade Estrutural. Neste sentido, a ACSC montou dois consultórios odontológicos, devidamente equipados com maquinário e material para realização dos procedimentos, disponibilizando, gratuitamente à comunidade, consultas e atendimentos por dentistas voluntários, todos os sábados, nas dependências da Igreja Matriz da Área Pastoral Jesus Bom Pastor.
Formação para Geração de Emprego e Renda
Projeto Reciclo
A Associação Cristã Santa Clara desenvolveu, em parceria com a Fundação Pedro Jorge, instituída pela Associação Nacional dos Procuradores da República, o Projeto Reciclo, com o objetivo de formar artesãos a partir de indivíduos de comunidades carentes, além de gerar renda, promover a inclusão social e fomentar a produção responsável. As pessoas envolvidas são capacitadas para desenvolver suas habilidades e dominar técnicas manuais, ao mesmo tempo que propagam a consciência da importância da preservação do meio ambiente, isto é, a cultura ecológica.
Durante as oficinas que ocorrem nas tardes de terças-feiras, nas dependências da Igreja Matriz da Área Pastoral Jesus Bom Pastor, os alunos aprendem técnicas de reciclagem e cartonagem utilizando diversos tipos de materiais que seriam descartados, como por exemplo, papel, fibra de coqueiro, bananeira e sementes, entre outros. Sob a coordenação da Fundação Pedro Jorge, os cursos são oferecidos de forma gratuita à comunidade, com certificação ao final dos mesmos.
Projeto “Dai pão a quem tem fome: fome de saber e fome de pão”
A Associação Cristã Santa Clara com o projeto “Dai pão a quem tem fome: fome de saber e fome de pão” busca oferecer à uma parcela dos moradores da Cidade Estrutural, que não possuem e/ou que possuem baixíssima renda, a oportunidade de aprender um novo ofício, visando melhores condições de vida, a inclusão social e o empoderamento dos sujeitos envolvidos no projeto.
Através de oficinas, cursos e palestras este projeto oferta aos participantes capacitação profissional nas áreas de confeitaria, pizzaria, panificação, produção de salgados e auxiliar de cozinha.
A ACSC acredita que, com os cursos de qualificação, todos os participantes possam em breve ingressar no mercado de trabalho e ajudar no sustento de suas famílias. O projeto integra os cursos de confeitaria básica, iniciado em junho de 2019, como também o Curso de Panificação, a ser iniciado no segundo semestre do mesmo ano.
Curso de confeitaria básica
Sob o comando do Chef Paulo Alcântara, teve início, no dia 26/06/2019, o Curso de Confeitaria básica do projeto de capacitação e empreendedorismo da Associação Cristã Santa Clara, para 15 senhoras/mães carentes que residem na área do Setor Santa Luzia. O curso terá duração de cinco semanas, com aulas às segundas, quartas e sextas, das 15 horas às 18 horas e serão ministradas na cozinha industrial montada junto à igreja Matriz Jesus Bom Pastor.
Segundo o Chef Paulo Alcântara, na abertura dos trabalhos, a aula foi ministrada em uma das salas de aulas, entretanto, todas as demais acontecerão na cozinha. “Ali todas vão aprender e desenvolver técnicas de preparo de receitas a partir de massas básicas, com arte e criatividade, obedecendo os critérios necessários à manipulação dos alimentos”.
Além de aprender a produzir os confeitos, este curso contempla instruções sobre a colocação e exibição dos produtos, noções de técnicas de vendas e empreendedorismo.
Curso de panificação, pizzaria e salgados
Previsto para iniciar no segundo semestre de 2019, este curso objetiva capacitar, para a panificação (produção de pães e biscoitos) em nível básico, jovens e/ ou adultos, instruindo-os a operar máquinas e equipamentos essenciais para a produção industrial e artesanal no ramo.
Além disso, este curso propõe assessorar os participantes na elaboração de currículos e portfólios profissionais para ingresso no mercado de trabalho, como também para o empreendedorismo, através de pequenas oficinas e palestras.
Atendimento Jurídico
A Fundação Pedro Jorge, novamente, em parceria com a ACSC, viabilizou o acesso à justiça para mulheres em situações de vulnerabilidade social da Cidade Estrutural, através do Projeto Flor de Maio. O projeto é uma iniciativa pensada para romper com o ciclo de violência, ofertando auxílio jurídico através de atendimentos e acompanhamentos processuais para mulheres em situações que comumente são geradoras de violência – como divórcios ou guarda compartilhada – ou que já se encontram em situações de violência doméstica. Além disso, outras demandas jurídicas também podem ser tratadas nos atendimentos.
Esta ação é importante, tendo em vista que o acesso à justiça e à informação para este público – mulheres vítimas de violência – estão centralizadas nos grandes centros urbanos. O Distrito Federal abriga apenas uma Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) e conta, também, com uma única Defensoria Pública que atenda essa demanda, ambas localizadas no Plano Piloto. Dessa forma, o projeto possibilita às vítimas a assistência jurídica, concedendo orientações, de forma gratuita, para preservação de seus direitos.
Esporte e Cultura
A ACSC acredita no poder de formação e construção da pessoa humana pelo esporte e a boa cultura. Assim, oferece aos jovens e às crianças da comunidade aulas de karatê e violão, entre outras ações.
Comentários